O que é e o que não é Psicanálise?

A Psicanálise não é terapia ou psicoterapia, é um método investigativo. Busca compreender os sentimentos, ações e reações, assim como a explicação e interpretação daquele conteúdo de traz sofrimento. Sendo assim, não trabalha com os sintomas, mas com sua causa. Não entra em contexto de cura, mas do alívio desses sintomas, a partir do conhecimento da causa. Procura tornar consciente o que está inconsciente, para que esse conteúdo seja ressignificado. Psicanálise não é orientação. Não trabalha com hipnose, mas com a livre associação de ideias. Sua proposta está voltada para o autoconhecimento.

terça-feira, 4 de junho de 2024

A ética na clínica psicanalítica



A proposta da presente dissertação é abordar a importância de se ter um código ética na psicanálise, uma vez que o analista lida com muitas questões de fragilidade e vulnerabilidade do analisando. Além disso, tem por objetivo possibilitar ao paciente a compreensão de seus sintomas, trazendo à tona conteúdos reprimidos em seu inconsciente, lidando com questões emocionais de grande importância.

Pensando nesse trabalho tão singular, será que a psicanálise não deveria ter seu próprio código de ética?

Como proteger analista e analisando das armadilhas do destino? Ou seja, toda profissão deveria ter um conselho e um código de ética que direcione os profissionais e, ao mesmo tempo, projeta os clientes, garantindo deveres e direitos de ambas as partes.

Ainda que a Psicanálise seja uma formação séria, sabemos que existem "profissionais e profissionais". Isso em todas as áreas.
O que vai garantir, com algumas exceções, o cumprimento adequado da função é justamente um código de ética, garantindo profissionalismo nas ações e decisões a serem tomadas.
E, o que podemos chamar de profissional ético?
O termo ético significa tudo o que está relacionado ao comportamento do ponto de vista moral do ser humano e sua postura no meio social e no convívio com as pessoas.
Esse termo se refere à Ética, que conhecemos na filosofia como o estudo dos princípios morais que vão orientar a conduta humana. Conduta esta que pode estar relacionada a uma escolha com consequências na vida de terceiros.
Assim, entendemos que a ética funciona como um juiz que irá avaliar a escolha feita por cada pessoa.
Contextualizando, no setting analítico o analista deve seguir algumas condutas que deixam claro sua posição em relação ao paciente/analisando, sem frieza, mas com profissionalismo.
A transferência ocorrerá a partir da formação de vínculo, mas o vínculo é de confiança, não de intimidade, e embora, em muitos momentos, as falas podem ser voltadas à intimidade do analisando, isso faz parte do trabalho realizado na psicanálise.
Pensando nessa questão de intimidade, outro ponto importante a ser pensado é o dilema ético que pode surgir quando há necessidade de se fazer uma escolha difícil ou desagradável, que implica um princípio moral.
A escolha da melhor decisão estará pautada no princípio ético daquela pessoa e é aí que nos deparamos com algumas dificuldades dentro da questão profissional.
A ética está ligada as condutas no convívio social; porém, existe a vivência no macro, onde verificamos as regras comuns para todos, e existe a vivência micro, como o meio familiar, o bairro ou comunidade ao qual estamos inseridos. E, dependendo da situação, a postura ética de determinada pessoa pode ser adequada para ela, mas não será para mim.
Posso citar como exemplo uma pessoa que tem por hábito visitar seus vizinhos e abrir a geladeira para pegar alimentos. Isso é comum em sua vizinhança. No entanto, quando começa a trabalhar em uma determinada empresa, e apresenta esse mesmo comportamento, acaba por ser demitido por pegar comida que não lhe pertence.
Acredito que essa explicação simplificada seja clara para entender que em uma situação onde há um dilema ético, o analista terá de agir dentro da ética psicanalista e não a partir de sua ética pessoal.
Por isso, venho falar da importância de ter um código de ética voltado para a psicanálise, garantindo que todos tenham o mesmo conhecimento ético. Caso não cumpram, será de inteira responsabilidade de cada profissional, correndo o risco de sanções de acordo com a infração ética.
Isso garante que o paciente não seja prejudicado de forma alguma, mas também garante a proteção do profissional atuante.
Nas diferentes áreas como a Medicina, Enfermagem, Direito ou Administração existe um documento de texto, denominado código ético ou código de ética, utilizado como instrumento orientador das ações e posturas dos profissionais por meio de práticas ideais e politicamente corretas.
Um profissional ético é aquele que atua sem prejudicar terceiros, regendo-se por valores e padrões éticos.
Para sermos considerados civilizados precisamos nos relacionar com nossos semelhantes e com os demais seres existentes nesse planeta de forma adequada, ou seja, a partir de uma ética que foi estabelecida socialmente.
A forma de agir em sociedade determina o comportamento do indivíduo como ético ou antiético.
Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais.
Podemos dizer que é o comportamento definido socialmente como bom.
É preciso ter em conta que cada sociedade possui suas próprias regras morais resultantes da própria cultura. Um comportamento antiético resulta da falta de ética ou de uma transgressão das normas definidas em um código ético.
Assim também deve ocorrer no âmbito profissional.
É preciso ter orientação e direcionamento, principalmente quando estamos falando da atuação terapêutica, no caso psicanalítica.
Não podemos ficar à mercê do que cada profissional acredita ser o correto, é preciso repensar a questão do código de ética para a psicanálise. Embora algumas sociedades, institutos ou associações psicanalíticas tenha o seu, seria de grande auxílio um código único pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola produtora de traumas: criando crianças neuróticas

Quando as crianças chegam ao ensino fundamental, surge uma mescla de sentimentos: ânimo por se sentirem quase adultos (pelo menos é o que pe...